Grupo de Apoio ao Prematuro

Hospital Municipal Vereador José Storopolli

Também conhecido como Hospital Vila Maria, a Unidade fica na zona norte de São Paulo e é referência de atendimento para uma população estimada em 300 mil pessoas dos bairros de Vila Guilherme, Vila Maria e Vila Medeiros. A população atendida nesse hospital caracteriza-se pelo elevado risco social.

Por ano, são realizados cerca de 2.000 partos e desse total, 6,5% são prematuros com peso abaixo de 2500g, cerca de 1% são prematuros nascidos com peso abaixo de 1500g e 0,6%, em média, com peso inferior a 1000g.

Para atendê-los a Unidade Neonatal conta com uma estrutura que se subdivide em: unidade de cuidados intensivos, com 7 leitos  sendo 1 para isolamento, unidade de cuidados semi-intensivos com 13 leitos e unidade de Método Canguru com 4 leitos, além de posto de coleta de leite humano. O hospital dispõe e uma Enfermaria Canguru com 3 leitos, onde as mães são reinternadas próximo à alta hospitalar do bebê para realizarem os cuidados sob supervisão e, assim, ficarem mais seguras e confiantes.

A Unidade Neonatal do Hospital Municipal Vereador José Storopolli é um local importante para o treinamento prático dos alunos de graduação de medicina e enfermagem.