Grupo de Apoio ao Prematuro

Hospital São Paulo

O Hospital abrange uma população de mais de 5 milhões de habitantes na Grande São Paulo, a maioria pessoas de baixa renda e escolaridade. Sua maternidade é referência para gestantes de risco, por isso a maior parte das gestantes apresenta complicações de saúde. Frequentemente são portadoras de doenças como hipertensão arterial, diabetes, transplantes de órgãos, entre outras doenças graves, que passam por acompanhamento nos ambulatórios de especialidades da Escola Paulista de Medicina/Unifesp.

Por ano, são realizados cerca de 1.000 partos, sendo que 25% em média, apresentam peso inferior a 2500g, cerca de 5% são prematuros com peso abaixo de 1500g e 2% com peso inferior a 1000g, um índice que fica bem acima da média nacional que é de 1% para bebês com menos de 1500g e 0,2% para os considerados mais graves, abaixo de 1000g.

Após a reforma viabilizada pelo Viver e Sorrir, a Unidade Neonatal dispõe de 31 leitos, divididos em cuidados intensivos, intermediários, isolamento e Método Canguru, além do posto de coleta de leite humano.

A Sala de Convivência das Mães, localizada no mesmo andar da Unidade Neonatal, é mantida pelo Viver e Sorrir e foi cuidadosamente planejada e equipada para oferecer às mães um local reservado e confortável para que possam descansar, fazer suas refeições ou apenas conversar durante o período de internação de seus bebês. Também ficam nessa sala, as voluntárias do Viver e Sorrir que providenciam lanches, mantêm o local organizado e, principalmente, oferecem apoio nesse momento tão difícil na vida de uma mulher.

Além da importância no aspecto assistencial, o Hospital São Paulo é também o Hospital Universitário da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, um dos mais importantes e prestigiados polos formadores de profissionais de saúde no país. Nesse sentido, o Hospital possui um papel de destaque para que a Disciplina de Pediatria Neonatal possa desempenhar suas atividades de assistência, ensino e pesquisa de excelência por isso é um dos focos de apoio do Viver e Sorrir.